segunda-feira, 4 de julho de 2011

Estacionamento rotativo está valendo em Jaraguá

Laterais da Reinoldo ficaram vazias nesta manhã (Dias Gomes)

Começou nesta segunda-feira a cobrança do estacionamento rotativo nas ruas centrais de Jaraguá do Sul. Os motoristas terão à disposição 905 vagas numeradas e 52 parquímetros para o pagamento através de cartão recarregável ou por meio de moedas. As tarifas foram definidas em R$ 1,30 (30 minutos), R$ 1,50(uma hora), R$ 2,00 (1h30) e R$ 2,50(2 horas). Os motoristas pagarão pela permanência nas vagas de segunda a sexta feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 13h. O tempo máximo para ocupar a mesma vaga será de duas horas. Passando esse período, caso a pessoa ainda queira manter o veiculo estacionado, terá de ocupar outra vaga e fazer novo pagamento, através de introdução de moedas no parquímetro ou por meio de débito do cartão recarregável, operação também realizada no equipamento.
Para curtas permanências estão disponíveis especiais denominadas zona branca. Nesses espaços é permitido o estacionamento por até 15 minutos, com o pisca alerta do veículo acionado, sendo isento de emissão de tíquete de parquímetro.
Os veículos de pessoas com deficiência física contam com vagas reservadas e isentas de pagamento, quando utilizado pelos mesmos, até o limite de duas horas na mesma vaga. O veículo devem apresentar o cartão Defis, fornecido pelo Departamento de Trânsito.
As pessoas com 60 anos ou mais contam com vagas reservadas para estacionamento até o máximo de duas horas na mesma vaga. Estes veículos não estão isento de emissão de tíquete no parquímetro e devem apresentar o Cartão Idoso, fornecido pela diretoria de trânsito na prefeitura.
As motocicletas e similares devem estacionar em locais estabelecidos por meio da sinalização(isentos de emissão de tíquete no parquímetro nos bolsões não pagos). É proibido o estacionamento de motocicletas, motonetas e ciclomotores em vagas da zona azul digital destinadas a automóveis. Observe sempre a sinalização específica do local. Existem dois tipos de bolsões para motocletas e similares: não pagos e rotativos pagos.

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