sexta-feira, 28 de outubro de 2011

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cinzas vulcânicas atingem região de Jaraguá do Sul

As cinzas vulcânicas que afetarm voos em aerportos do Sul do Brasil, nesta terça e quarta-feira, atingiram também a região do Vale do Itapocu, ontem. Quem olhava para os morros, observava o tempo fechado, dando a impressão que estava chovendo. O secretário de Defesa Civil, Jair Alquini, chegou a entrar em contato com a Defesa Civil Estadual para obter informações sobre o assunto.

Carros amanheceram com uma fina camada de particulas vulcânicas e muitas pessoas que fizeram atividades em áreas aberta se queixaram de ardência nos olhos, na noite de ontem, acreditando ser em função das cinzas do vulcão chileno Puyehue que chegaram a Santa Catarina e continuam a causar transtornos em aeroportos do Brasil. No Hercílio Luz, em Florianópolis, mais oito voos de partida e três de chegada foram cancelados na manhã desta quarta-feira.
Segundo a Infraero, o aeroporto está aberto e a decisão de cancelamentos é das companhias. O terminal de Navegantes funciona normalmente e registra apenas o cancelamento de uma partida da Gol prevista para as 7h20min para São Paulo. Os aeroportos de Chapecó, Criciúma e Joinville também seguem abertos e sem registro de cancelamentos.


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Fiéis prestam homenagens à Aparecida em Jaraguá do Sul

Milhares de fiéis de Nossa Senhora da Conceição Aparecida reforçaram sua fé do dia de ontem, feriado nacional, em Jaraguá do Sul. A programação começou com a carreata, com aproximadamente 1,5 mil condutores, que levou a imagem de Aparecida da igreja matriz São Sebastião em carro dos Bombeiros, por cerca de sete quilômetros, até o templo que leva seu nome, na Ilha da Figueira. Lá, mais de 5 mil devotos a aguardavam para a missa campal, realizada no pátio.
A celebração litúrgica foi rezada pelos padres Felício Girelli e Alcides Brancher. A missa também contou com a presença do padre Geraldo Deretti, de 81 anos, e de lideranças políticas e comunitárias. No caminho que levava à comunidade, o ministro Antônio Miguel Cunha, 62 anos, abençoava a todos com água benta. A Bênção dos Motoristas, feitas das 9h30 até por volta das 11 horas, em frente a um supermercado, atraiu uma fila ininterrupta que se estendeu ao longo da rua José Theodoro Ribeiro.
Os motoristas eram abençoados e recebiam chaveirinhos com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Antônio conta que sempre viveu na Ilha da Figueira, sempre ligado à comunidade católica. Se sentia honrado e emocionado ao desempenhar seu papel. “A emoção é muito grande, principalmente na hora em que a imagem dela passa.”
Ao chegar na igreja, as vagas de estacionamento se mantinham totalmente tomadas até o final da celebração, que teve pétalas de rosas vermelhas e fogos fogos de artifício. A programação seguiu com almoço no salão de festas e bingo, com renda revertida para a igreja.
A aposentada Íris Vasel, 68, dois filhos e dois netos, caprichou no visual para reverenciar Nossa Senhora Aparecida. “Rezo todos os dias. A fé me ajuda na saúde e espero que Aparecida me atenda na saúde e atenda meus pedidos. Ela se preparava para participar do bingo realizado durante a festividade. A também aposentada Delícia Schmidt, 66, elevou suas orações pelas vítimas da fome no continente africano. “A gente tem que ter muita fé e proteção. Hoje, na África, tem muita gente morrendo de fome. Pedi para que ela olhe para isso.” Já Sandra Regina Marquardt Rocha, 36, auxiliar de escritório, foi acompanhada da família. Levava pela mão a afilhada Caline Filipp, 10. Conta que é coroinha na igreja Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos, e que gostou bastante de ter participado da missa campal. Confiram as fotos.














sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Entregue oficialmente as chaves do Condominio Dante Minel

Foi inaugurado nesta quinta feira, 06, o condomínio Parque Jaraguá Dante Minel, localizado na rua Paulo Voltolini, às margens da BR 280, no bairro Ribeirão Cavalo. O empreendimento conta com 288 apartamentos, destinados as famílias com renda mensal de 0 a 3 salários mínimos que pagarão parcelas de até 10% da renda familiar. Das unidades habitacionais disponíveis, 48 foram destinadas as famílias atingidas pelos desastres naturais que atingiram Jaraguá do Sul nos últimos três anos e que foram incluídas no programa Auxilio Moradia da prefeitura.
Na frente do condomínio moradores do Bairro Braço do Ribeirão Cavalo, protestavam a falta de um viaduto para a segurança da população, protestavam a falta de galerias para prevenção de enchentes, protestavam a falta de asfalto para os moradores parar de comer poeira e também para que a prefeitura legalizassem os lotes que ainda não tem escrituras. Vejam as imagens da inauguração e do protesto.















domingo, 2 de outubro de 2011

Horário de Verão 2011/2012 começa dia 16 de outubro

O horário de verão 2011/2012 começará às 0h do dia 16 de outubro de 2011. A mudança de horário afetará apenas as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e vai até às 0h de 26 de fevereiro de 2012.
O horário de verão, que também é adotado em outros países, tem como objetivo a economia de energia. Mas como isso ocorre? Durante o verão, os dias são mais longos. Assim, adiantando os relógios em uma hora, é possível aproveitar melhor a luz solar no período da noite, o que economiza energia.
Até 2003, o horário de verão ocorria na maior parte dos estados brasileiros. Contudo, como as regiões Norte e Nordeste estão mais próximas à linha do Equador, em seus estados a duração do dia não é muito afetada. Por causa disso, a mudança no horário não causaria economia de energia.
Atualmente, os estados afetados pelo horário de verão são definidos através de um decreto assinado em 2008. Ele ocorre apenas no Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

sábado, 1 de outubro de 2011

BR-280 interditada na manhã deste sábado

Moradores dos bairros Nereu Ramos e Ribeirão Cavalo  interditaram a BR-280 por meia hora neste sábado, 01. O movimento reivindica a construção de uma rotatória para acesso aos bairros Nereu Ramos e Ribeirão Cavalo, visando garantir mais segurança aos moradores da localidade. E também a construção de galeria para prevenir novos alagamentos, como os registrados no começo do ano. Confiram as fotos.